SOFIA CAMARGO LIMA
PSICÓLOGA | CRP 06/189790
COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Assim como no atendimento de adultos, na psicoterapia infantil e adolescente, o paciente é convidado a se expressar livremente, dentro de um espaço seguro e acolhedor.
Contudo, nem sempre a criança é capaz de fazer isso por meio da fala. Assim, na psicoterapia infantil, o paciente pode se expressar e manifestar seus conflitos por meio de brincadeiras, jogos, desenhos e outras representações gráficas. É a partir do que se apresenta no ambiente lúdico que podemos entrar em contato com o mundo interno da criança, acessando suas fantasias, angústias e sonhos.
Esses recursos podem ser usados também na psicoterapia com adolescentes. Nesses casos, a fala costuma ser mais presente, mas instrumentos lúdicos podem ser aliados importantes para acessar o mundo interno do paciente.
Antes de iniciar os atendimentos, são feitas algumas entrevistas iniciais com os responsáveis pela criança ou adolescente, para compreender a demanda da família e conhecer um pouco da sua dinâmica. Após este primeiro momento, damos início à psicoterapia propriamente dita.
O trabalho com a criança ou adolescente está associado também a atendimentos aos pais ou responsáveis, cuja frequência pode ser combinada em conjunto, a depender de cada caso.
